Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Troika aprova nova tranche de 2,5 mil milhões

Economia

  • 333

"Foi concluído com sucesso o sexto exame regular do programa" de ajustamento português, anunciou esta tarde o ministro das Finanças, Vítor Gaspar

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, anunciou hoje que a 'troika' aprovou o desembolso de uma nova tranche de 2,5 mil milhões de euros, a sétima inserida no programa de assistência financeira a Portugal.

"Foi concluído com sucesso o sexto exame regular do programa" de ajustamento português, disse o governante na conferência de imprensa de apresentação dos resultados do sexto exame regular da 'troika' ao programa de ajustamento português.

A 'troika' é formada por representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI), da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu (BCE).

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, defendeu que o programa de ajustamento económico está "bem adaptado" a Portugal, mas reconheceu que poderia ter tomado opções diferentes em certos pontos.

Questionado em conferência de imprensa em Lisboa sobre se, sabendo o que sabe hoje, teria tomado opções diferentes desde que está no Executivo, Gaspar respondeu: "Certamente que sim. Aprendemos sempre com os processos em que estamos envolvidos", comentou.

O "diagnóstico" para Portugal, adverte contudo, "está correto", porque o programa de ajustamento "procura resolver" desequilíbrios e bloqueios estruturais na economia portuguesa.