Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Samsung condenada a pagar milhões à Apple

Economia

  • 333

AP

Um júri do tribunal de San José determinou que a Samsung violou várias patentes da Apple para smartphones e tablets condenando a empresa sul coreana a pagar uma indemnização milionária 

Um júri decidiu na sexta-feira que a Samsung infringiu as patentes da Apple para os 'smartphones' e os 'tablets', um veredicto que pode ter repercussões importantes no mercado, noticia a AFP.

O júri, em San José, no Estado da Califórnia, que examinou cerca de 700 queixas da Apple e Samsung, decidiu que a empresa sul-coreana de eletrónica infringiu várias patentes, reportaram os sítios de tecnologia na Internet Cnet e The Verge em despachos 'ao vivo' da sala de tribunal.

A Apple, que tinha acusado os sul-coreanos de terem copiado o iPhone e o iPad, pretende uma indemnização de 2,75 mil milhões de dólares (2,2 mil milhões de euros) e uma sentença que pode colocar fora de mercado dos Estados Unidos alguns produtos da Samsung.

A Apple ganha assim uma das suas grandes lutas, podendo esta decisão beneficiar a norte-americana nos outros processos que tem ainda pendentes em tribunal com outras empresas, como a HTC e a Motorola. A batalha legal começou ainda com Steve Jobs, que nunca aceitou o sistema Android por sentir que copiava o sistema da Apple.