Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

PT/Oi vai ter sede fiscal no Brasil mas pagará impostos em Portugal

Economia

  • 333

A sede fiscal da empresa que resultará da fusão da Portugal Telecom com a Oi vai ser no outro lado do Atlântico, mas os impostos continuarão a ser pagos em Portugal. VEJA O VÍDEO

Apesar das garantias deixadas quarta-feira pelo presidente da PT, Henrique Granadeiro, de que a nova empresa continuará a pagar impostos em Portugal, o secretário de Estado dos Transportes e Telecomunicações, Sérgio Monteiro, diz desconhecer se Portugal poderá perder receitas fiscais devido à fusão da PT com a brasileira Oi, garantindo apenas a permanência em Portugal da PT Portugal e respetivas subsidiárias.

"Nós não temos forma de aferir [se Portugal poderá perder receita fiscal] porque os detalhes de toda a transação não são ainda conhecidos", afirmou Sérgio Monteiro aos jornalistas, numa reação à decisão das duas empresas anunciada na manhã de quarta-feira.

Apesar de não garantir que Portugal não vai perder receitas fiscais com a deslocalização da sede do grupo para o Brasil, Sérgio Monteiro assegurou que "a PT Portugal e as suas subsidiárias continuarão com sede e direção em Portugal, a pagar impostos em Portugal e a gerar riqueza em Portugal. Não há outra forma de cobrar impostos que não seja através da geração de riqueza.".