Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Portugal com 5ª taxa de inflação mais baixa da zona euro

Economia

  • 333

A taxa de inflação anual abrandou, em março, para 1,7% na zona euro e para 1,9% na União Europeia (UE), tendo Portugal registado a quinta taxa mais baixa

Na zona euro, a taxa de inflação anual foi de 1,7% em março, contra os 1,8% observados em fevereiro, um valor em linha com o divulgado a 3 de abril pelo Eurostat na sua estimativa rápida.

Em março de 2012, a taxa de inflação na zona euro foi de 2,7%.

á na UE, a taxa de inflação anual fixou-se nos 1,9% em Março, abaixo dos 2% registados em Fevereiro e dos 2,9% observados um ano antes.

Entre os Estados-membros, Portugal registou, em Março, a par da Dinamarca, a quinta taxa de inflação anual mais baixa (0,7%), pertencendo os primeiros quatro lugares à Grécia (-0,2%), à Letónia (0,3%), à Suécia (0,5%) e à Irlanda (0,6%).

Roménia (4,4%), Estónia (3,8%) e Holanda (3,2%) registaram as taxas de inflação anual mais altas.

No que respeita a Portugal, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, a 10 de Abril passado, que a taxa de variação média da inflação dos últimos 12 meses se havia fixado em 2% em Março, menos 0,2 pontos percentuais do que em Fevereiro, e a inflação homóloga nos 0,5%, um aumento de 0,5 pontos percentuais.