Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Nova nota de cinco euros começa hoje a circular

Economia

  • 333

A nova nota de cinco euros é a primeira da nova série a entrar em circulação nos países da zona euro.Conheça a nova nota

Frente
1 / 2

Frente

Verso
2 / 2

Verso

Divulgada em janeiro passado pelo presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mário Draghi, a nova nota de cinco euros é a primeira da nova série "Europa" a entrar em circulação.

As restantes notas serão lançadas ao longo dos próximos anos, sendo introduzidas por ordem crescente. Isto é, a nota de dez euros seguir-se-á à de cinco euros e por aí em diante.

Durante algum tempo, as notas da segunda série vão circular a par das notas da primeira série, que serão retiradas de circulação gradualmente.

Esta segunda geração de notas de euro tem um reforço das medidas de segurança, incorporando novos e melhorados elementos, graças aos avanços tecnológicos que se deram desde a entrada em circulação da primeira série, há mais de dez anos.

"A marca de água e o holograma incluem um retrato da figura mitológica grega Europa, que dá nome à segunda série de notas de euro. Um elemento de segurança novo que se destaca é o número esmeralda, o qual, dependendo do ângulo de observação, muda de cor, passando de verde-esmeralda a azul-escuro, e apresenta um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente", informou o BCE.

Além disso, nas margens esquerda e direita da frente da nota, figuram pequenas linhas impressas em relevo, destinadas a facilitar a identificação das notas, especialmente por cegos e amblíopes.

Já os padrões e as cores das novas notas manter-se-ão idênticos aos da primeira série, introduzida em 2002.