Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Ministra soube dos swap através de 'rumores'

Economia

  • 333

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou terça-feira que soube de contratos 'swap' problemáticos através de "rumores de mercado" e disse que "ouvia de vez em quando conversas de colegas [do IGCP] sobre o tema. VEJA O VÍDEO

A governante, que falava pela segunda vez perante os deputados da comissão de inquérito aos 'swaps' celebrados por empresas públicas, disse que conhecia mesmo casos particulares de empresas públicas com 'swaps' problemáticos quando chegou ao Governo.

"Ouvia de vez em quando conversas de colegas sobre o tema. (...) Havia rumores de mercado", afirmou a agora ministra, que em junho de 2011 tomou posse como secretária de Estado do Tesouro e Finanças.

Maria Luís Albuquerque defendeu ainda que as perdas com 'swap' seriam hoje menores se o anterior Governo, do Partido Socialista, tivesse imposto um maior controlo às empresas públicas na contratação destes instrumentos financeiros.

"Se houvesse controlo que impedisse as empresas de celebrar contratos, muitos dos problemas teriam sido evitados", afirmou, respondendo a deputados do PSD que a questionavam sobre se um maior controlo da contratação destes instrumentos de gestão de risco teria minimizado o problema.

"Se esse mecanismo existisse mais cedo, parte do problema teria sido evitado", reforçou ainda a governante.