Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Governo discute hoje Orçamento retificativo

Economia

  • 333

Luís Barra

O Governo discute esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a proposta de orçamento retificativo, que deverá também ser entregue na Assembleia da República antes do final do dia

O documento incluirá cortes transversais em todos os ministérios e tem como objetivo ajustar o nível de despesa de forma a adaptar o exercício orçamental ao chumbo do Tribunal Constitucional a quatro normas do Orçamento do Estado para 2013.

A entrega da proposta de alteração à lei do Orçamento do Estado para 2013 deverá também ser entregue até ao final do dia à Assembleia da República.

Este documento terá de acomodar pelo menos os cortes de 0,5% do Produto Interno bruto, cerca de 820 milhões de euros, nos diversos programas orçamentais acordados numa anterior reunião do Conselho de Ministros.

Com esta rectificação ao Orçamento, as metas de défice para o final do ano serão de um défice de 5,5% do PIB, tal como negociado com a 'troika' constituída pelo Fundo Monetário Internacional, a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu.

O Orçamento do Estado para 2013, ainda em vigor, previa um défice orçamental de 4,5% do PIB.