Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Governo anuncia 'memorando de crescimento e emprego'

Economia

  • 333

Marcos Borga

O Governo apresentou esta terça-feira um documento que pretende servir de "memorando de crescimento e emprego" para o país e que engloba, por exemplo, a criação de uma "instituição financeira especializada" no financiamento das Pequenas e Médias Empresas (PME)

O documento, divulgado após um Conselho de Ministros extraordinário dedicado ao tema, destaca a criação de uma "Carta Missão" para a Caixa Geral de Depósitos (CGD) reforçar o "papel no financiamento à economia".

"A CGD deve liderar a concessão de crédito à economia, às PME", declarou o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, na apresentação do documento que será agora enviado aos parceiros sociais e restantes partidos políticos.

Exportações a representar 50% do PIB em 2020

O Governo quer que as exportações portuguesas representem em 2020 um total de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, por comparação com os 29% apontados pelo Executivo no período ente 2000 e 2010. 

O Executivo pretende também aumentar o nível de emprego em 9 pontos percentuais, dos 66% de 2012 para 75% em 2020.

O potencial de crescimento do PIB é também observado pelo Governo, que destaca que entre 2000 e 2010 o crescimento foi de 0,7% e que se deseja que em 2020 seja de 2%.