Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

FMI confirma que está a ajudar Governo português a cortar na despesa

Economia

  • 333

Getty Images

A equipa do Fundo Monetário Internacional (FMI) que se encontra em Lisboa tem como missão dar apoio técnico à "revisão da despesa pública pelo governo"

"O fundo disponibiliza assistência técnica de forma rotineira à reforma de finanças públicas a todos os países membros", disse a mesma fonte.

A equipa é constituída por membro do Departamento de Assuntos Orçamentais, incluindo também um perito do Banco Mundial.

Esta ajuda na revisão da despesa pública foi confirmada quinta-feira à noite pelo ministério das Finanças. Num esclarecimento enviado à Lusa, o Governo aifmrou que o ministro já tinha anunciado que o Governo ia pedir apoio técnico ao FMI e ao Banco Mundial para cortar a despesa em 4.000 milhões de euros.

"O Governo tomou a iniciativa de procurar apoio e conhecimento técnico nesta matéria, recorrendo ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e ao Banco Mundial, organizações que têm um profundo conhecimento e experiência no aprofundamento do corte da despesa", refere o ministério das Finanças na nota.

O pedido foi feito na sequência da necessidade de aprofundar os cortes de despesa em 4 mil milhões de euros, salientada pelo ministro Vítor Gaspar na conferência de imprensa realizada a 3 de Outubro, explica.