Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Faturas médias de eletricidade e gás natural com aumento de 11 euros

Economia

O aumento do IVA na eletricidade e no gás, hoje anunciado pelo Governo para setembro, levará a um aumento de 11 euros por mês em faturas médias mensais de 45 e 25 euros respetivamente

O aumento do IVA sobre a eletricidade e gás natural, da taxa mínima para a taxa normal, será antecipado de 2012 para o último trimestre deste ano. O anúncio foi feito pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, que esta manhã apresentou algumas medidas adicionais de corte na despesa.

Sobre o impacto deste aumento nos orçamentos das famílias de menores recursos, o ministro garantiu que este será minorado através da tarifa social.

Feitas as contas, a alteração do IVA na eletricidade e no gás levará a um aumento de 11 euros por mês em faturas médias mensais de 45 e 25 euros respetivamente.

Segundo o cálculo feito pela agência Lusa, o aumento da taxa de IVA de seis para 23% levará a que, na eletricidade, uma fatura de 45 euros - a média dos portugueses - passe a 52,02 euros, ao passo que, a nível de gás, uma fatura de 25 euros sofrerá um aumento de cerca de quatro euros, para os 28,9 euros.

No total, os 70 euros gastos em média pelos portugueses em eletricidade e gás serão atualizados para 81 euros por mês.