Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Europa prepara plano revolucionário para zona euro

Economia

  • 333

AP

As instituições europeias estão a preparar um plano global a pensar numa reestruturação alargada da zona euro. A apresentação oficial deverá acontecer na cimeira agendada para o final do mês de junho

Os jornais alemães avançam, este domingo, que os líderes europeus vão apresentar um plano revolucionário no fim do mês de Junho.

A Comissão Europeia, o Conselho da União Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Euro grupo estarão a preparar um plano global, encomendado pelos líderes da União Europeia.

Os presidentes do Conselho da UE, Herman van Rompuy, da Comissão Europeia, Durão Barroso, do BCE, Mário Draghi e o presidente do Euro grupo, Jean Claude Juncker terão ficado com esta responsabilidade na última cimeira informal realizada a 23 de maio.



De acordo com o jornal alemão Welt am Sonntag, o plano incluirá medidas concretas para impulsionar o crescimento e não se concentrará unicamente na austeridade.

A chanceler alemã, Angela Merkel, estará disponível para negociar menos austeridade na Europa.

O jornal alemão lembra que a própria chanceler alemã apontou a necessidade de ser desenhado um programa abrangente para a zona euro esta semana ao referir que se deveria refletir sobre como deve evoluir a Europa "nos próximos cinco a 10 anos".