Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Euribor cai depois do BCE descer taxa de juro para novo mínimo histórico

Economia

  • 333

As taxas Euribor desceram hoje entre 0,011 e 0,028 pontos percentuais em todos os prazos, depois do Banco Central Europeu ter descido na quinta-feira a taxa de referência para um novo mínimo de sempre

A Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, desceu hoje 0,017 pontos percentuais, face a quinta-feira, ao ser fixada em 0,324%. As taxas a nove e 12 meses desceram para 0,420% e 0,506% respetivamente, menos 0,025 e 0,028 pontos percentuais do que na quinta-feira.

No prazo de três meses, a Euribor desceu 0,011 pontos percentuais, ao ser fixada em 0,217%.

Na quinta-feira, o BCE desceu, de novo, a taxa de juro de referência num quarto de ponto percentual, tendo esta passado de 0,50% para 0,25%, um novo mínimo de sempre.

Os analistas antecipavam a manutenção da taxa nos 0,5%, apesar da inflação na zona euro ter caído para 0,7% em outubro e dos mercados terem levado ao início de expectativas sobre um corte do preço do dinheiro depois de se ter sabido que a inflação tinha caído quatro décimas em relação a setembro.

Na anterior reunião do Conselho de governadores, a 02 de outubro, o BCE manteve pelo quinto mês consecutivo a taxa de juro de referência no mínimo histórico de 0,5%, nível definido em maio passado.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.