Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Espanha pode avançar já para um resgate total

Economia

  • 333

AP

A Espanha pode avançar a qualquer momento para o pedido de um resgate total, avança a agência Reuters. O valor integral não é conhecido e o governo espanhol não comenta

O resgate espanhol pode acontecer mais cedo do que o previsto. A agência Reuters avança com a notícia de que um resgate integral pode avançar em breve e em duas frentes: O fundo de resgate para a compra de dívida espanhola, no mercado primário, e a intervenção direta do BCE - Banco Central Europeu - no mercado secundário.

O valor para o resgate total não é conhecido. Um porta-voz do governo espanhol afirmou à Reuters que a posição de Mariano Rajoy é saber em que condições é que o BCE pretende intervir no mercado de dívida. Tudo indica que tudo ficará decidido na próxima reunião do conselho de governadores no próximo dia 6 de Setembro.

Recorde-se que o governo espanhol começou por rejeitar a necessidade de um resgate total. Os especialistas da Goldman Sachs emitiram hoje uma nota que o governo espanhol pode esperar até meados de Setembro para solicitar ajuda aos parceiros europeus.

O valor de um eventual pedido integral de resgate não é consensual. Ao longo dos últimos dias analistas avançam com um valor próximo dos 100 mil milhões de euros.