Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Conheça a nova nota de 5 euros que entra em circulação em maio

Economia

  • 333

A nova nota de cinco euros da série Europa, que foi apresentada esta quinta-feira por Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE), entrará em circulação em todos os países da área do euro a 2 de maio

Frente
1 / 2

Frente

Verso
2 / 2

Verso

A apresentação da nova nota de cinco euros, a primeira da nova série a entrar em circulação, foi esta quinta-feira o ponto alto da cerimónia de abertura da exposição "A nova face do euro", no Museu Arqueológico de Frankfurt, na Alemanha.

As restantes notas serão lançadas "ao longo dos próximos anos", segundo um comunicado divulgado pelo Banco de Portugal, sendo introduzidas por ordem crescente. Isto é, a nota de dez euros seguir-se-á à de cinco euros e por aí em diante.

Durante algum tempo, as notas da segunda série vão circular a par das notas da primeira série, que serão retiradas de circulação gradualmente.

Esta segunda geração de notas de euro tem um reforço das medidas de segurança, incorporando novos e melhorados elementos, graças aos avanços tecnológicos que se deram desde a entrada em circulação da primeira série, há mais de dez anos.

"A marca de água e o holograma incluem um retrato da figura mitológica grega Europa, que dá nome à segunda série de notas de euro. Um elemento de segurança novo que se destaca é o número esmeralda, o qual, dependendo do ângulo de observação, muda de cor, passando de verde-esmeralda a azul-escuro, e apresenta um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente", informou o BCE.

Além disso, nas margens esquerda e direita da frente da nota, figuram pequenas linhas impressas em relevo, destinadas a facilitar a identificação das notas, especialmente por cegos e amblíopes.

Já os padrões e as cores das novas notas manter-se-ão idênticos aos da primeira série, introduzida em 2002.