Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Bruxelas e Banco Europeu de Investimento disponibilizam empréstimos às empresas portuguesas

Economia

  • 333

A Comissão Europeia, o Banco Europeu de Investimento e Portugal chegaram a acordo para a disponibilização de empréstimos às pequenas e médias empresas portuguesas

A Comissão Europeia, o Banco Europeu de Investimento (BEI) e Portugal chegaram a acordo para a disponibilização de empréstimos às empresas portuguesas, anunciou hoje o presidente do executivo comunitário.

"Queria também hoje anunciar-vos -- e é uma boa notícia -- que foi finalmente conseguido um entendimento entre a Comissão Europeia, o BEI e as autoridades portuguesas para que os empréstimos às PME [Pequenas e Médias Empresas] portuguesas possam já ser disponibilizados", anunciou José Manuel Durão Barroso, durante uma conferência de imprensa conjunta com o Presidente da República, Cavaco Silva, em Bruxelas.

O chefe de Estado português "congratulou-se" por se ter "resolvido este pequeno diferendo", que permite canalizar dinheiro para as PME.

O acordo de financiamento ficou por diversas vezes adiado devido a garantias exigidas pelo Banco Europeu de Investimento. O Estado português garantiu desde sempre as garantias necessárias mas a lei da concorrência em vigor na União Europeia impediu durante muito tempo o acordo agora alcançado.