Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Ajuda externa: Portugal recebe mais 1,48 mil milhões de euros

Economia

Portugal vai receber de imediato mais 1,48 mil milhões de euros ao abrigo do programa de ajuda externa ao país, depois de o Fundo Monetário Internacional ter avaliado positivamente o cumprimento das metas traçadas.

A aprovação da extensão do financiamento, que se eleva agora a 21,13 mil milhões de euros, foi feita pela direção do FMI, em Washington, durante a quarta revisão do programa de três anos.

A agência de notação financeira Moody's anunciou, entretanto, o corte do rating de 13 bancos italianos, incluindo o UniCredit e o Intesa Sanpaolo, poucos dias depois de ter revisto em baixa a notação da dívida do Estado italiano.

"A queda da nota da dívida de longo prazo de Itália [em dois níveis] implica o aumento do risco de o governo não estar em condições de dar o seu apoio financeiro aos seus bancos em grandes dificuldades financeiras", justificou a agência em comunicado.

A agência cortou em um e dois níveis o 'rating' [avaliação] da dívida de longo prazo e dos depósitos de dez instituições financeiras e o 'rating' da emissão de outras três.