Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

O futuro do trabalho dá que pensar

Economia

Photographer is my life.

Jimmy Wales, o homem que democratizou o acesso à informação com a Wikipedia, fala esta sexta-feira nos Encontros da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que contará ainda com David Autor e Jared Diamond como oradores para pensar o tema do trabalho

Tente imaginar o que 
seria o seu dia a dia sem 
a Wikipédia. Difícil, certo? Jimmy Wales, o responsável por esta democratização do conhecimento à escala planetária e fundador da Fundação Wikimedia, vai estar em Portugal para falar da sua experiência e do que antevê para um futuro próximo nos Encontros da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que decorrem entre 14 e 16 de setembro, no Jardim Botânico de Lisboa.

Wales fundou, em 2001, o que viria a ser a maior enciclopédia do mundo de acesso livre e gratuito. Nomeado pela revista Time como uma das pessoas mais influentes do mundo, criou um modelo de negócio de voluntariado assente numa fundação sem fins lucrativos que tem como objetivo ampliar o conhecimento humano de livre acesso. 
Os números deste projeto em permanente crescimento são impressionantes:

Jimmy Wales falará na sexta pelas 21h55

Jimmy Wales falará na sexta pelas 21h55

Christophe Morin/IP3

2

edições por segundo, feitas por voluntários em todo o mundo


548

novos artigos por mês 
na Wikipédia em inglês

45
milhões de artigos 
na Wikipédia

15,5

mil milhões de pageviews (número de visualizações) 
da Wikipédia no mês 
de agosto

Além de Jimmy Wales, também David Autor, economista americano e professor de economia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, marcará presença no sábado com uma das palestras mais aguardadas. O tema será um dos da sua eleição: a corrida entre o homem e a máquina. No domingo, é a vez de Jared Diamond, biólogo evolucionário, fisiologista e vencedor do Prémio Pulitzer falar sobre como chegámos aqui como espécie. "O mundo até ontem" é o tema da sua intervenção, que se advinha estimulante.

Três dias para pensar o trabalho

No próximo fim de semana o Jardim Botânico Tropical, em Belém, será o palco de mais um Encontro da Fundação, desta vez dedicado ao tema do trabalho. Figuras de proa e alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais em diversas áreas vão marcar presença neste evento anual que tem a VISÃO como media partner.

Em análise estarão o impacto da tecnologia, a inteligência artificial, a demografia, os empregos em risco e as competências do futuro, o trabalho em equipa, o lugar da arte e da criatividade e muitos outros temas relevantes para antecipar o que vem aí.

Durante três dias haverá ainda música, teatro, documentários e workshops no Jardim Botânico. No sábado dia 15, por exemplo, o dia termina com um concerto inédito que junta Ana Moura a Paulo de Carvalho, Tiago Bettencourt e Frankie Chavez que serão o «Cabo dos Trabalhos». O responsável pela apresentação de todo o Encontro será José Alberto Carvalho.

Conheça aqui o PROGRAMA COMPLETO dos Encontros da Fundação. Poderá também assistir à transmissão em direto, a partir do dia 14 às 21h30.