Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Como viver melhor com menos dinheiro

Economia

  • 333

No livro ‘Contas Poupança’, Pedro Andersson explica como gerir melhor a vida financeira no dia a dia, através de casos práticos

Um guia para poupar dinheiro, sem prejudicar o nível de vida, é a proposta de Pedro Andersson no livro Contas Poupança. Através da seleção de mais de cem reportagens, transmitidas semanalmente na SIC desde 2011, o jornalista deixa várias dicas de como lidar com as suas contas bancárias, com o Estado e com as empresas fornecedoras de serviços. “Percebi que há muito a fazer em termos de literacia financeira em Portugal. E temos de começar por algum lado”, escreve.

Em dez dicas, transformadas em capítulos, explica-se como pagar menos impostos, poupar nas faturas da luz, água, gás ou como baixar a mensalidade do crédito. O caso das telecomunicações tem um capítulo autónomo. “O mercado português é tão pequeno que o negócios das empresas é roubar clientes umas às outras”, refere autor na introdução, antes de rematar: “Seja um ‘novo cliente’ todos os anos”.

Com recurso frequente a casos práticos e reais, Andersson mostra exemplos de como reduzir os custos do automóvel ou como pôr em ordem as contas bancárias através de um simulador. “Estimo uma poupança de cerca de mil euros logo no primeiro ano”, nota o jornalista responsável pela rubrica Contas-Poupança e cronista da VISÃO. Ao longo do livro de 200 páginas é possível navegar diretamente para os ‘sites’ referidos através da leitura dos códigos QR.