Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Tenista João Sousa conquista torneio de Kuala Lumpur

Desporto

  • 333

Getty Images

O primeiro tenista português a conquistar um troféu do circuito ATP

João Sousa, 24 anos, tornou-se hoje no primeiro tenista português a conquistar um troféu do circuito ATP, ao vencer o torneio de Kuala Lumpur, batendo na final Julien Benneteau, quinto cabeça de série.

O número um luso e 77.º da hierarquia mundial deu a volta ao encontro com o gaulês, 33.º, e venceu por 2-6, 7-5, 6-4, ao fim 2:18 horas, com Benneteau a somar a nona derrota em outras tantas finais no circuito principal.

João Sousa, de 24 anos, é o primeiro português a vencer uma final de um torneio do circuito ATP, depois de ter imitado o feito de Frederico Gil, que, em 2010, atingiu o encontro decisivo do Estoril Open.

O tenista afirmou: Estou "muito orgulhoso" por ter alcançado um feito "inédito" para o ténis português ao ganhar o torneio ATP de Kuala Lumpur, na Malásia.

"É excelente. Estou muito orgulhoso por ter alcançado este feito inédito, não só na minha carreira, mas também para o ténis português. Sinto-me honrado por poder estar aqui na elite do ténis e realmente estou muito contente por ter alcançado este título", confessou à agência Lusa o primeiro português de sempre a conquistar um torneio do circuito ATP.

 

João Sousa espera que este título seja o primeiro de muitos e promete "trabalhar duro para poder jogar ao mais alto nível" e poder vencer mais torneios.

O Presidente da República felicitou João Sousa pela vitória do torneiro de Kuala Lampur, sublinhando que a conquista de um troféu do circuito ATP projeta o nome de Portugal para o "top" do mundo do ténis.

"Não posso deixar de dirigir uma felicitação muito, muito sincera e com um grande sublinhando porque projeta o que não é muito lugar no mundo do ténis, o nome de Portugal para o 'top' daqueles que se destacam na prática do ténis", afirmou Aníbal Cavaco Silva, que falava aos jornalistas depois de ter votado numa escola de Lisboa para as eleições autárquicas.

O Presidente da República adiantou ainda que, apesar de ter acabado de ter conhecimento da vitória de João Sousa, ainda teve oportunidade de ver "uma boa parte do primeiro set" e "a recuperação dele no segundo set".