Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Portugal leva 75 atletas a Londres 2012

Desporto

  • 333

A representação portuguesa contará com o maior contingente feminino de sempre, já que 43% do total dos atletas são mulheres

A missão olímpica portuguesa aos Jogos de Londres 2012 vai ser composta por 75 atletas que vão competir em 13 modalidades, anunciou esta segunda-feira o Comité Olímpico de Portugal (COP), ao concluir o processo de seleção. A representação portuguesa contará com o maior contingente feminino de sempre, já que 43% do total dos atletas são mulheres.

O número final de atletas tem já em conta as três integrações anunciadas segunda-feira, 9, pelo COP na Natação (Simão Morgado, Tiago Venâncio e Ana Rodrigues), bem como a inclusão de Clarisse Cruz, que tinha mínimo B nos 3.000m Obstáculos (Atletismo) e que beneficiou do facto de Sara Moreira (que tinha mínimo A nesta prova) ir apenas competir nos 5.000m e 10.000m.

Os 75 atletas portugueses vão competir nas seguintes modalidades: Atletismo, Badminton, Canoagem, Ciclismo, Equestre, Ginástica, Judo, Natação, Remo, Ténis de Mesa, Tiro, Triatlo e Vela. Em comparação com os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, Portugal leva para Londres um contingente com menos dois atletas e menos quatro modalidades (Esgrima, Tiro com Armas de Caça, Tiro com Arco e Taekwondo)

Da lista final não constam, por lesão, o campeão olímpico Nélson Évora, bem como os seus colegas do Atletismo, Naide Gomes (Salto em Comprimento), Francis Obikwelu (100m) e Rui Silva (5.000m e 10.000m). "Baixas que a Missão Olímpica lamenta profundamente pois seriam atletas fundamentais dada a sua experiência e valor competitivo e pessoal, sendo três deles medalhados olímpicos", assinala o COP em comunicado.