Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Fernando Pimenta é campeão do mundo de canoagem

Desporto

Murad Sezer

Conquistou o ouro na prova individual de 5.000 metros e dedicou-o "a todos os portugueses, em especial aos bombeiros"

Fernando Pimenta sagrou-se este domingo campeão do mundo de canoagem em K1 5.000 metros. Depois da medalha de prata na prova individual de 1.000 metros, o canoísta de Ponte de Lima chegou ao ouro na distância mais longa, nos Mundiais que decorrem em Racice, na República Checa. Embora se trate de uma prova que não integra o programa olímpico - sendo por isso menos valorizada -, é a primeira medalha de ouro individual para Portugal em Campeonatos do Mundo, razão mais do que suficiente para ter deixado o atleta de 28 anos eufórico.

"A seguir a uma prata inédita, um ouro inédito. Nem quero acreditar que consegui o título de campeão do mundo. É surreal, começou por afirmar à RTP, assim que saiu da água, ainda ofegante. Depois, revelou que desde janeiro passou "mais de 200 dias fora de casa", a preparar-se, "longe da família" e com "muitos sacrifícios", para chegar a este êxito, dedicado "a todos os portugueses", mas com uma palavra especial para os bombeiros. "Aproveito para homenagear os heróis da paz, os bombeiros, que percorrem Portugal de lés a lés para defender o que é de outros, incluindo o meu pai, que é bombeiro voluntário há muitos anos."

O vice-campeão olímpico de 2012, no K2 1.000 metros ao lado de Emanuel Silva, e atual bicampeão europeu no K1 1.000 metros completou os 5.000 metros em 20m46,907s, 3,352 segundos à frente do alemão Max Hoff e com 13,921 segundos de vantagem sobre o bielorrusso Aleh Yurenia.