Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Caetano Veloso dedica música à ria de Aveiro (COM VÍDEO)

Cultura

O cantor brasileiro Caetano Veloso cumpriu a promessa e dedicou uma música à cidade de Aveiro, pela qual ficou apaixonado quando passou por Portugal. "Menina da ria" é um dos doze temas do novo álbum e surge trinta anos depois do músico ter gravado "Menino do rio", no álbum "Cinema Transcendental". Veja o VÍDEO

visao.pt

Numa entrevista divulgada pela editora Universal, Caetano Veloso recordou que "Menina do ria" resulta de uma promessa feita ao público que esteve num concerto seu em Aveiro em 2008.



A ria "é uma característica da cidade. É muito bonita. Todo o mundo fala 'a ria'. Eu comentei na hora do show, só de violão: eu vou fazer uma música chamada 'Menina da ria'. Eles riram muito, aplaudiram, fiquei com esse compromisso, cheguei no Brasil e fiz", explicou Caetano Veloso.



A letra faz referência aos barcos da ria, aos ovos-moles, aos prédios art-nouveau.



"Uma moça de lá do outro lado da poça/Numa aparição transatlântica/Me encheu de elegante alegria/(Ai Portugal, ovos moles, Aveiro)/E uma preta (parece que eu estou na Bahia)/Tão linda quanto ela e dizia/No seu português lusitano:/'Pode o Caetano tirar uma foto?'", canta o músico baiano.



"Zii e Zie" surge três anos depois de "Cê" e é apresentado como um álbum de "transambas e transrock", palavras de Caetano Veloso que ajudam a definir a sonoridade do registo, pingue-pongue entre o samba e o rock.



Além de "Menina da ria", o álbum integra, por exemplo, "Base de Guantánamo", "Lobão tem razão", "Falso Leblon", Perdeu", "Por quem" e "Incompatibilidade de gênios", versão de um tema de João Bosco.



"Zii e Zie" é também o produto de um processo diferente de criação de um álbum discográfico.



Na digressão que fez em 2008, Caetano Veloso foi experimentando alguns dos temas novos em frente ao público, mesmo que essas canções fossem ainda uma obra aberta, com letras incompletas e arranjos por acertar.



A digressão do novo álbum começará no Rio de Janeiro, no Canecão, "a casa real do show no Brasil", anunciou na última entrada do blogue.