Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Onde estão as gravações de Zeca Afonso?

Cultura

No dia em que se assinalam os 30 anos da morte do músico ninguém sabe onde estão os originais gravados em estúdio

Onde estão as gravações originais – feitas em estúdio – de Zeca Afonso? Não se sabe. Talvez numa offshore americana.

Mário Galego, jornalista da Antena1, andou a investigar o paradeiro das chamadas masters – onde foram registadas as gravações originais de estúdio – de parte da obra de Zeca Afonso, de todo o espólio acústico de Adriano Correia de Oliveira e de vários discos de outros músicos portugueses, como Vitorino, Fausto ou Sérgio Godinho, e a conclusão é que estão em parte incerta desde 2008, altura em que foi requerida a penhora das masters à Movieplay, a editora que detinha o catálogo da Orfeu (editora onde foram originalmente gravados).

Segundo o advogado Francisco Teixeira da Mota, que a Antena 1 cita na sua peça, foi-lhe dito, no dia em que uma solicitadora se deslocou à Movieplay no decorrer do processo de arresto, que “as masters não estavam lá” e “teriam sido vendidas a uma empresa estrangeira”. Existe uma fatura de uma empresa que teria comprado essas gravações, embora nesse papel não haja referência às masters e, por isso, não é possível apurar onde estão. A reportagem indica que as gravações podem estar “num apartado offshore em Delaware, nos EUA” e que a família de Zeca também desconhece o local onde estarão.

Zeca Afonso morreu há 30 anos – a 23 de fevereiro de 1987 – e deixou uma vasta obra musical. O primeiro álbum, Baladas e Canções, foi gravado em 1964 e o último (o 14.º), Galinhas do Mato, em 1985, altura em que já estava doente – morreu vítima de esclerose lateral amiotrófica.