1
A banda de Miguel Cristovinho, Miguel Coimbra e Francisco Pereira (Kasha), um estudante de Direito e dois de Gestão, teve uma entrada de… dragão. Ainda sem qualquer álbum gravado, e depois de terem sido uma aposta do canal MTV, a 13 de julho de 2014 os D.A.M.A. foram convidados para a primeira parte do concerto dos One Direction no estádio do Dragão, no Porto, em substituição dos 5 Seconds of Summer. Uma estreia perante 65 mil pessoas, a maioria deles adolescentes.
2
O primeiro álbum dos D.A.M.A. um acrónimo de ‘Deixa-me Aclarar-te a Mente, Amigo’ foi lançado em setembro de 2014. Uma Questão de Princípio vendeu mais de 30 mil cópias, atingindo a distinção de Platina. Ainda hoje permanece nos primeiros lugares do top português. Luísa, Balada do Desajeitado (uma versão da canção dos Quadrilha) e Às Vezes foram as canções de maior sucesso.
3
O segundo disco Dá-me um Segundo chegou às lojas a 23 de outubro deste ano e está no primeiro lugar do top de vendas nacional.
4
Não Dá e Não Faço Questão são já os dois grandes êxitos do segundo disco. O tema Não Faço Questão foi gravado em parceria com o rapper brasileiro Gabriel o Pensador. O videoclip dessa música foi gravado em outubro deste ano, no Porto, entre a Ribeira e a Foz.
5
Em 2015, a banda soma já 170 concertos realizados, o último dos quais com casa cheia no Multiusos de Guimarães, a 7 de novembro. Esta sexta-feira, 13 e sábado, 14, vão atuar a solo no Campo Pequeno, em dois concertos de apresentação do novo disco, com os bilhetes já esgotados.
6
Sinal dos tempos, os D.A.M.A. contam com várias parcerias comerciais: entre as quais com o Montepio, que os acompanha desde o primeiro disco e patrocina as digressões; a SEAT, marca de que são embaixadores para a música; o ACP, do qual são o rosto da campanha de prevenção rodoviária e para a qual escreveram a música O Maior; a McDonald’s, fizeram uma campanha da marca e fazem digressões com showcases em diversos restaurantes, e a Ericeira Surf Shop, patrocinadores da sua roupa.
7
Com mais de 180 mil seguidores no Facebook, a banda soma 32 milhões de visualizações acumuladas no YouTube.
8
Um dos clubes de fãs conta com 13 mil membros, mas há mais de 40 grupos de apoio aos D.A.M.A. espalhados por redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Twitter.
9
Em apenas um mês, o primeiro vídeo de Não Faço Questão conseguiu um milhão de visualizações. Mas os sucessos maiores continuam a ser Balada do Desajeitado e Luísa, cada um deles com perto de seis milhões de visualizações.