Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

O 3º ciclo foi à Universidade

Douro

  • 333

Durante duas horas entraram na nossa autocaravana dezenas de jovens que participaram na final do MatUTAD, um jogo matemático, organizado pela Universidade de Vila Real para desmistificar a disciplina

Abrimos as portas da Caravana VISÃO na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), mas quem nos visitou foram alunos do 3º ciclo dos distritos de Vila Real e Bragança. Explicamos - hoje de manhã o campus da UTAD recebeu cerca de 1500 alunos de 26 escolas para a final do jogo matemático MatUTAD.

 

"Durante o ano, os estudantes foram treinando online com os professores da disciplina e de acordo com os programas. Tratou-se de uma aprendizagem lúdica, pois estudavam sem dar por isso", explica uma das organizadoras, Elza Amaral, 51 anos, docente da Universidade. Mas ninguém pense que a matemática não precisa de esforço...

Depois de 20 minutos de atividade virtual, os jovens passaram ao campo de jogos, para confraternizarem. Foi aí que montámos o nosso estaminé. E, aos poucos, eles foram aparecendo em grupos. Fizeram muitas perguntas (e eu também!), folhearam revistas, pediram autocolantes. No final, não sobrou nem uma Visão Júnior... Alguns levaram as versões História e Vida & Viagens para os pais.

Cândida e Catarina, ambas com 12 anos, da escola São Pedro, Vila Real, foram uma grande ajuda. Por uns momentos, transformaram-se em ardinas e passearam-se pelo enorme campo de jogos, distribuindo revistas. Obrigada meninas.

Aqueles que entraram no nosso escritório-casa-automóvel ficaram encantados (muitos recusaram o convite por desconfiança). Podem espreitar algumas mensagens que eles deixaram no mural da página da Caravana Visão do Facebook.