Algumas das apostas para 2012 no último World Travel Market (WTM), em Londres, a maior feira mundial de viagens, decorreram precisamente do apelo ao imaginário e à aventura. Até porque o próximo será sempre um ano de grandes emoções, com Jogos Olímpicos e Europeu de Futebol. E até uma previsão de fim do mundo...

MÉXICO

'Fim do mundo' em direto

Um mergulho na cultura maia no Iucatão

A curiosa península, berço da civilização maia, no Sudeste do México, é considerada o estado mais seguro do país e este ano Mérida, a capital, recebeu mesmo o prémio Cidade da Paz. É ali que se encontram as concorridas zonas turísticas de Cancun, Cozumel e da Riviera Maia, mas é também nesta região que reside alguma da cultura mais singular do México, como o Templo de Kukulkan (a pirâmide no centro arqueológico de Chichen Itza), ou as tradições gastronómicas mais apetitosas. E, claro, as praias de sonho. Em 2012, Iucatão está também na lista dos locais a visitar devido à teoria da catástrofe: de que o calendário maia acaba em 2012 e que tal significa que tinham previsto o fim do mundo lá para dezembro... Os especialistas maias garantem que se trata de uma interpretação folclórica do Ocidente e que já houve anteriores ciclos do seu calendário que terminaram sem haver qualquer catástrofe mundial. Arqueólogos e historiadores locais, apesar de fartos dos comentários sobre o fim do mundo, acham mesmo que 2012 vai ser um novo começo o fim de uma série no calendário maia e o início de outra o dia 1 do ciclo 1.

15 destinos obrigatórios para 2012

BELFAST

A experiência Titanic

Aventura interativa em navio-museu na Irlanda do Norte, um século depois do naufrágio

Titanic Belfast, assim se chama o gigantesco edifício que vai recriar a experiência do transatlântico que naufragou no Atlântico Norte em 1912. Este colosso de Belfast, entre o museu interativo e o parque de atrações, situa-se ao lado do local onde o navio foi originalmente construído. O edifício, com um exterior futurista, assemelha-se ao próprio navio. Tem um total de 6 andares e conta toda a história do "inafundável" paquete, desde a conceção e construção no estaleiro à viagem de estreia que acabou da forma tristemente célebre que se conhece, e ao descobrimento dos seus despojos no fundo do Atlântico. O percurso leva o visitante a conhecer o "Titanic" através de 9 enormes galerias.

Graças à tecnologia e aos recursos interativos poderemos sentir-nos na famosa escadaria ou no salão de baile que o filme de James Cameron celebrizou.

Há réplicas dos camarotes das várias classes, dos corredores e até da sala das máquinas. E, claro, há também um espaço dedicado à catástrofe e ao inquérito subsequente. A inauguração está marcada para 31 de março de 2012 e terá um extenso programa de comemorações, incluindo os 100 anos do naufrágio do "Titanic", na noite de 14 para 15 de abril de 2012. E Belfast espera um enorme afluxo de visitantes. 

15 destinos obrigatórios para 2012

 

SALÓNICA

Culta e animada

A cidade grega vai celebrar os 100 anos de libertação

Salónica, a segunda cidade grega, continua a dar cartas, em particular devido à sua preenchida oferta cultural e à movida noturna. No pavilhão da Grécia, um dos mais movimentados no setor europeu do WTM, era também uma das estrelas do país que, em grandes dificuldades financeiras, precisa mais do que nunca de turistas. O ano de 2012 marca também os 100 anos de libertação da cidade do controlo otomano, com várias celebrações e eventos mais modestos do que o previsto dada a situação de crise. Além de todos os vestígios arqueológicos e da riquíssima história recebeu o nome de uma meia-irmã de Alexandre, o Grande, Salónica foi a segunda cidade do Império Bizantino e constitui um verdadeiro museu ao ar livre, com testemunhos arquitetónicos de várias épocas. Património da Humanidade, fervilha em atividades culturais e vida noturna. Os gregos dizem que a cidade nunca dorme e muita da animação concentra-se no "Mylos", um complexo de clubes, bares e restaurantes.

Inaugurada no verão deste ano pela TAP, a ligação direta a Atenas, facilita agora também a visita a Salónica. 

15 destinos obrigatórios para 2012

 

ISLÂNDIA

O país da moda

O "melhor destino do mundo" em estado de graça

É um país que está na moda, que enfrentou as dificuldades financeiras e, dada a desvalorização da sua moeda, tornou-se muito mais acessível para os visitantes. No WTM, o stand irlandês era bastante procurado, tanto pelas atrações naturais caminhadas, vulcanismo, glaciares, whalewatching como pela curiosidade à volta das luzes da aurora boreal, um fenómeno em crescente popularidade.

O pequeno país ficou em primeiro lugar na lista dos melhores destinos do mundo em 2012 para a National Geographic Traveler Magazine que o considerou "uma última relíquia da última era glaciar".

A Islândia liderou também a lista de escolhas dos leitores da Lonely Planet e até a capital, Reiquejavique, "roubou" a Lisboa de forma arreliadora, convenhamos... o primeiro lugar na lista das cidades mais excitantes a visitar em 2012.

15 destinos obrigatórios para 2012
Andreas Tille

 

LONDRES

O ano olímpico

Além dos Jogos, há Dickens, Shakespeare e Harry Potter

A capital britânica vai estar no centro das atenções em 2012. Em primeiro lugar, acolhe os Jogos Olímpicos e os Paralímpicos, com o foco no Olympic Park, em Stratford. Mas se os bilhetes para as principais provas já estão esgotados, há imensos eventos a animar a cidade. Ao longo de todo o ano, assinala-se o bicentenário do nascimento de Charles Dickens; a 2 de junho, começam as celebrações do Jubileu de Diamante da rainha Isabel II; o London 2012 Festival juntará artistas de todo o mundo nas várias artes, de junho a setembro.

O Shakespeare Globe celebrará as Olimpíadas com algo sem precedentes: uma série de peças de Shakespeare em várias línguas, a partir de 23 de abril. Mais tarde, em julho, abre uma exposição dedicada ao bardo no British Museum. Mas, para os mais novos, o grande atrativo do ano será a inauguração do tour The Making of Harry Potter, nos Warner Bros. Studios, em Leavasden. A abertura está marcada para 28 de abril.

15 destinos obrigatórios para 2012

 

COPENHAGA

A cidade 'cool'

Depois da Sereia, o culto de "The Killing"

A cidade da Pequena Sereia (a minúscula e simbólica estátua dourada inspirada no conto de Hans Christian Andersen), vai ficar mais acessível para os portugueses, a partir de abril, com o novo voo da low cost easyJet a partir de Lisboa.

Por outro lado, continua a ser um dos destinos mais "cool" da Escandinávia. Seja pelo culto à volta da série policial The Killing (Forbrydelse no original), seja pelo apelo do design.

Em Copenhaga já é possível seguir a pé ou de bicicleta os passos da detetive Sarah Lund em The Killing e conhecer os bairros de Vesterbro, Nyhavn, e Christianshavn, entre outros, onde a série foi filmada. O Ink Festival, em abril, é um dos pontos altos da primavera em Copenhaga.

15 destinos obrigatórios para 2012

 

POLÓNIA e UCRÂNIA

A Leste tudo de novo

Festa do Europeu de futebol junta dois países

Enquanto a Polónia recebe já muitos turistas, sobretudo em Varsóvia e Cracóvia, a Ucrânia permanece um destino pouco conhecido. O Campeonato Europeu de Futebol, entre 8 de junho e 1 de julho, vai permitir descobrir um pouco desta antiga república soviética, em particular Kiev mas também Lviv, Kharkiv (as cidades onde Portugal vai disputar os três jogos da primeira fase) e Donetsk.

Do lado polaco, Varsóvia, Poznan, Gdansk e Wroclaw já se "vestem" com as cores do Euro 2012. Com histórias e identidades muito diferentes, os dois países surpreendem também na gastronomia: salo, ushka, frango Kiev e borsht na Ucrânia. Na Polónia é conhecido o zurek, a barszcz, sopa de beterraba, e os pierogi, bolinhos recheados de carne ou couve e cogumelos.

15 destinos obrigatórios para 2012

 

JORDÂNIA

Espetáculo do deserto

Aventura nos 200 anos da descoberta de Petra

Perante a instabilidade dos países do Norte de África e Médio Oriente, a Jordânia tem saído beneficiada. No próximo ano celebram-se os 200 anos da descoberta de Petra, um dos grandes tesouros da Humanidade.

A fascinante cidade esculpida na rocha rosa/vermelha, estará em festa e será objeto de algumas ações especiais. Visitar a capital, Amã, sobrevoar em balão o deserto e as montanhas de Wadi Rum ou o mergulho salgado no Mar Morto são outras experiências que tornam este país muito apetecível ao longo do próximo ano.

15 destinos obrigatórios para 2012

 

SUÉCIA

'Danças' com luzes

O fenómeno da aurora boreal no Ártico

A Escandinávia, o Canadá ou a Islândia há muito que povoam o imaginário dos viajantes com as suas luzes da aurora boreal. Muitos as têm perseguido e alguns desiludidos com a observação zero até as têm vilipendiado. Mas a verdade é que os últimos tempos têm sido excecionais para a sua observação, levando os países nórdicos a investir nesta atração turística. Por exemplo, na Suécia, até 24 de março de 2012, ou depois, em novembro/dezembro, garante-se que será difícil a sua câmara não captar um dos espetáculos naturais mais surpreendentes do planeta. Mais exatamente, no Norte da Suécia. Em Abisko, a 100 km a Oeste de Kiruna, há expedições à Aurora Sky Station (www.auroraskystation.com), nas montanhas, para ver as famosas luzes resultantes da colisão de partículas do Sol com a alta atmosfera da Terra. As nuvens são raras e a luz artificial inexistente, o que facilita a observação da aurora boreal.

Dentro da estação há modelos e uma exposição que explicam o funcionamento deste fenómeno ótico único. Além de um bom equipamento fotográfico são necessárias roupas especiais para aguentar o frio noturno do Ártico e, também, um pouco de paciência, já que o "espetáculo" não tem hora marcada.

Mas a avaliar pelas imagens vale bem a pena.

15 destinos obrigatórios para 2012

 

ASTÚRIAS

Aqui ao lado

Os Picos da Europa e a gastronomia

Para os portugueses, as Astúrias vão ficar ainda próximas, com a ligação aérea de baixo custo, a inaugurar em abril pela easyJet. Oviedo, a capital, foi classificada pela Unesco como Património da Humanidade e encontra-se próxima das outras duas principais cidades asturianas, Gijón e Avilés.

Além dos monumentos e da história destas cidades, é nesta região espanhola que se encontra o Parque Natural dos Picos da Europa um dos mais bonitos da Península Ibérica, com trilhos espetaculares e imensas atividades de montanha e ar livre. Existem ainda os parques naturais de Somiedo ou o de Redes.

A gastronomia asturiana exerce também o seu apelo, cruzando as influências galegas e francesas.

A feijoada com enchidos (a fabada), lembra a nossa, e é um dos pratos famosos da região. Queijos, doces como os frixuelos (semelhante a um crepe) e a sidra são outros dos expoentes asturianos.

15 destinos obrigatórios para 2012

 

ÍNDIA

Em terras do tigre

Safari pela selva, com luxo

A Índia, pujante e vasta, permanece um dos destinos para 2012. E o território dos tigres, o Tull Tiger Trail, no Parque Nacional de Pench e Kanha, a 88 quilómetros de Nagpur, é um dos seus destaques. As visitas à selva permitem observar os animais no seu habitat (em safaris de elefante ou em veículos de todo-o-terreno) e além dos tigres podem ver-se macacos, porco-espinhos, hienas, leopardos, pitões...

Se a aventura e o espírito romântico destes safaris só por si valem a viagem, a hotelaria na região, compete para oferecer o melhor e mais luxuoso serviço, seja numa tenda ou num cottage à beira da piscina. Este pequeno paraíso natural permite ainda optar por safaris de diversos géneros, colocando-os entre os mais fascinantes do planeta.

15 destinos obrigatórios para 2012

 

BOLÍVIA

A desbravar

Répteis no Pantanal e 'tocar o céu' nos Andes

Este país da América Latina não costuma surgir nos roteiros turísticos com a frequência dos seus vizinhos Peru ou Brasil. Mas, talvez por isso, os paraísos bolivianos pouco explorados a cordilheira dos Andes ou o Lago Titikaka fossem tão admirados no WTM. Outro tesouro do país encontra-se no imenso pântano de água doce que atravessa três países (Brasil, Paraguai e Bolívia).

Visitar o Pantanal no lado boliviano é uma boa forma de se iniciar no país integra uma das maiores reservas de répteis do mundo, mas também pelas aves e pela flora, entre Puerto Suárez e Puerto Busch. E, uma vez na Bolívia, é impossível não querer entrar nos Andes e "tocar o céu" na Cordilheira Real, nos arredores da capital, La Paz, e do Lago Titikaka. Os seus cumes com neve chegam aos 6 000 metros e os trilhos pré-hispânicos como El Takesi, El Choro e Yunga Cruz dão acesso a paisagens deslumbrantes.

15 destinos obrigatórios para 2012

 

AÇORES

As mais baratas

O bom preço das ilhas generosas

As ilhas dos Açores costumam surgir anualmente nas listas dos locais a não perder compiladas pelas principais revistas de viagens. Já foram eleitas pela National Geographic, pela sua natureza selvagem e intacta, e desta vez lideram as preferências da revista norte-americana Budget Travel no top dos 10 destinos mais baratos para 2012.

Na recomendação para os Açores é destacado o baixo preço de 112 dólares por noite num hotel de cinco estrelas, devido à crise. Sob qualquer perspetiva, e mesmo tendo em conta o preço dos voos para as ilhas que são certamente a parte menos "budget" da viagem, os Açores permanecem um dos locais mais acessíveis da Europa. Em alojamento, com tipologias variadas, e alimentação, mas também pela generosa paisagem, pela dádiva da Natureza em qualquer das ilhas.

Fazer férias no arquipélago, ou uma escapada de alguns dias para uma primeira exploração é, sem dúvida, uma das grandes ideias para o próximo ano, por um preço "amigo". E há motivos de sobra para cativar as crianças num viagem em família, mas que inclui também ingredientes de aventura: seja à descoberta da natureza vulcânica, seja pela observação de cetáceos.

15 destinos obrigatórios para 2012

 

DAYTONA BEACH

Mais do que uma praia

A vida marinha, os parques e os carros

Com a ligação da TAP a Miami é mais fácil chegar a esta região da Florida, com um passado histórico interessante, além claro das suas famosas praias e do circuito automóvel oval. No WTM, a Florida era o grande destaque dos Estados Unidos, com uma aposta nas praias, mas também nas cidades e regiões com memória.

Em Daytona, a história remonta a 1513, quando o explorador espanhol Ponce de Leon ali descobriu as nascentes (agora chamadas De Leon Springs). Estas são agora muito populares e o nome De Leon encontra-se também no farol o segundo maior dos EUA.

Numa região rica em vida marinha e em património natural, pode visitarse o Marine Science Center, o Canaveral National Seashore, um santuário de aves protegidas, e o Tomoka State Park. Outra experiência em Daytona é a de conhecer, em canoa, o Spruce Creek Paddling Trail, e remar numa zona onde habitaram numerosos nativos americanos. Ou então percorrer de bicicleta alguns dos trilhos da Old Florida. Por tudo isto, "Way more than a beach", o slogan de Daytona Beach, assenta-lhe mesmo bem.

15 destinos obrigatórios para 2012

 

 

BRASIL

Carnaval na Bahia

Celebrar os 100 anos de Jorge Amado

"Você já foi a Bahia, nega? Não, então vá, nevão vá.", dizia a canção de Dorival Caymmi. Em 2012 celebram-se os 100 anos do nascimento do mais popular autor brasileiro, Jorge Amado. O escritor baiano, autor de romances populares e inesquecíveis como Gabriela Cravo e Canela, nasceu a 10 de Agosto de 1912 na fazenda Auricídia, em Ferradas, Itabuna, no Sul do Estado da Bahia. Uma boa forma de se associar às celebrações do centenário de Jorge Amado é visitar Salvador na altura do Carnaval, já que o escritor vai ser o homenageado das festas carnavalescas que este ano têm por tema...O País do Carnaval, o título do seu primeiro romance, de 1931.

Os desfiles prometem ser de arromba, com cerca de 500 atrações, entre trios elétricos, palcos de samba, rock e axé. Os músicos e compositores estão a escrever canções a pensar em Jorge Amado, e muitas personagens criadas pelo autor "andarão" pelas ruas.

Sem a fama mundial do Rio de Janeiro, o Carnaval da Bahia é considerado ainda mais genuíno e popular e permite conhecer a primeira capital do Brasil e a mais "portuguesa".

15 destinos obrigatórios para 2012